
Ingredientes p/ 6 pessoas:
1 picanha pequena (+ ou – 1.300 g)
½ pacotinho de manteiga sem sal (+ou – 150 g)
Sal grosso
3 colheres de alecrim fresco ou seco
Minha maneira de fazer:
Besunto a picanha com sal grosso passando em toda carne. Levo para assar; sem papel de alumínio nem papel manteiga; virando-a vez em quando. Deixo por 30 minutos e então rego com 50 g de manteiga derretida. Continuo virando e colocando um pouquinho de água na assadeira para derreter as casquinhas que formam do assado.
Quando a carne já estiver quase assada, derreto o restante da manteiga com o alecrim até a frigideira ficar douradinha, então rego a carne com esta manteiga e alecrim e deixo no forno por mais 10 minutos. Quando necessário coloco mais um pouquinho de água para formar um molhinho.
Depois que a carne estiver pronta, retiro-a da assadeira, fatio e reservo num pirex para ir à mesa. Coloco mais água na assadeira e levo à boca do fogo para derreter todo o molho que se formou. Passo então o molho por uma peneirinha bem fininha e sirvo à parte da carne.
Como acompanhamentos, incorporo batatas cozidas pulverizadas de salsinha e arroz branco ou com passas.
Variação da carne: Faço grandes furos ao redor e na parte de baixo da picanha, coloco nos furos pedaços grandes de alho e besunto a carne com manteiga e depois com o sal grosso. Continuo no mesmo processo acima. Fica maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário